Já está em vigor a nova legislação que torna crime o exercício ilegal da medicina veterinária no Brasil. A medida estabelece punições para pessoas que atuarem como médico-veterinário sem autorização legal, mesmo que de forma gratuita, ou exerçam funções além dos limites permitidos pela habilitação profissional.
De acordo com a nova regra, a pena prevista é de detenção de seis meses a dois anos. A legislação também prevê responsabilização em casos mais graves decorrentes da atuação irregular.
Se a prática houver lesão ou morte de animais, o infrator também poderá responder pelo crime de maus-tratos, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais.
Outro ponto estabelecido pela norma é a punição de profissionais que insistirem em exercer a atividade durante período de suspensão ou após o cancelamento do registro profissional.
Segundo o governo federal, a nova medida busca fortalecer a fiscalização da profissão, combater a atuação irregular e ampliar a proteção à saúde animal.
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (8) mais uma operação para investigar as suspeitas de venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Entre os alvos estão o desembargador afastado Dirceu dos Santos e o deputado estadual Faissal Calil (PL). A determinação partiu do Superior Tribunal de Justiça e é um dos desdobramentos da Operacão Sisamnes. Segundo a PF,...
Recomendação dá 30 dias para município corrigir irregularidades, adotar pregão eletrônico e evitar fracionamento de despesas
Pivetta foi recebido pelo vice-prefeito Adenilson Eliotério e pela equipe do município
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.